Últimas Notícias

Após 20 anos dedicados a paróquias do litoral, Padre Marcos segue para sua terra natal; Padre Márcio Fraga assume paróquia do Jaraguá.

Após 20 anos dedicados a paróquias do Litoral Norte, o padre Marcos Vinícius Rosa vai deixar a região e seguirá para sua terra natal, a cidade de Votuporanga, no interior paulista. Há três anos na Paróquia Santa Rosa de Lima, no bairro do Jaraguá, na Costa Norte de São Sebastião, ele conta que chegou o momento de estar mais próximo de sua família e de dedicar o sacerdócio ao povo da cidade onde nasceu. O novo pároco no Jaraguá é o padre Márcio José da Fraga, empossado pelo bispo Dom José Carlos Chacorowski na última sexta-feira (23/11).

Aos 50 anos, Padre Marcos movimentou as paróquias por onde passou. Após passagem pela Itália, onde intensificou estudos, ele chegou à região na época da criação da Diocese de Caraguatatuba. Chegou no litoral em 1999 já com formação completa de filosofia, teologia e bioética. Começou ajudando o Padre Nino Carta, na Catedral do Divino Espírito Santo.

Na Paróquia de São Sebastião, por exemplo, ajudou no processo de restauro da Igreja Matriz em 2002, época em que foi vigário. Ele também foi pároco na Paróquia São João Batista e na Paróquia Santo Antônio, em Caraguatatuba. O seu carisma e dedicação às obras sociais envolveram as comunidades.

No Jaraguá, na Costa Norte de São Sebastião, a então Capela de Santa Rosa de Lima foi elevada à Paróquia e cresceu não somente no título, mas na estrutura física da Igreja e no envolvimento comunitário. Uma quinta-feira por mês, centenas de pessoas estão na Igreja para a conhecida “Missa da Misericórdia”.

As ações sociais foram sua marca nesta passagem pelo Litoral Norte. “Tenho muito a agradecer ao povo do Litoral Norte que me acolheu. Não é um adeus, mas um até logo”, disse Padre Marcos na ocasião da solenidade de posse do novo pároco Márcio Fraga. Ele lembrou dos bispos que o ajudaram na região, Dom Fernando Mason, Dom Altieri e Dom José Carlos.

Ao Radar Litoral, Padre Marcos contou que sua nova paróquia no interior paulista ainda não foi definida e que isso deve ser divulgado em breve pela Diocese de Votuporanga. Com os pais já falecidos, Padre Marcos que estar mais próximo de seus cinco irmãos e sobrinhos. “Voltarei para a cidade onde nasci ainda com muita energia para retribuir o que fizeram para que chegasse até aqui”, disse emocionado o padre. “É hora retorno para a minha terra natal de onde saí em 1991”.  Padre Marcos estará ainda no auxílio ao padre Márcio José da Fraga, na Paróquia do Jaraguá até o dia 16 de dezembro.

Novo pároco

O padre Márcio José da Fraga, 36 anos, é natural de Jacareí, no Vale do Paraíba. Esta é a primeira vez que será pároco. Antes, ele foi vigário na Paróquia Nossa Senhora D’Ajuda e Bom Sucesso em Ilhabela e também passou pelas paróquias de São Sebastião e Ubatuba.

Mais de 20 padres de paróquias da região acompanharam a Missa Solene de Posse realizada na última sexta-feira na Paróquia Santa Rosa de Lima, no Jaraguá. Ele disse que dará continuidade ao trabalho de evangelização e às ações sociais da Igreja.

 

Sobre Oscar de Oliveira Neto

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*